Nomes surpreendentes

em 21/07/15



Já falamos por aqui sobre os chamados nomes virtuosos mas, se não estou em erro, nunca me tinha deparado com uma pessoa chamada Virtude! Tenho conhecimento da utilização do composto Maria das Virtudes, que se trata de mais uma invocação a Nossa Senhora, mas Virtude Maria surpreendeu-me! Já tinham ouvido este nome? 

Se virem um nome invulgar que queiram partilhar nesta rubrica de Nomes Surpreendentes, enviem uma foto para nomesportugueses@gmail.com e eu terei todo o gosto em publicar!

6 comentários:

  1. 95 anos?! O nome deu sorte ☺

    ResponderEliminar
  2. Nunca tinha ouvido! Mas confesso que gostei - composto incluído! :)
    Tenho tendência a gostar de nomes femininos com o "u" bem carregado, como Dulce, Gertrudes, Lurdes (adoro mesmo estes 3), e por isso, e por também adorar a letra V, gostei de Virtude.

    ResponderEliminar
  3. O que achas de Ulrica? Quanto a Gertrudes, achas verdadeiramente usável? ;)

    ResponderEliminar
  4. Achei Ulrica giro, mas ia ter problemas a dizê-lo; esse "Ulr" custa-me a sair :/
    Quanto a Gertrudes, tenho quase a certeza que ia ser mal visto, por ser aquele típico "nome de velha". Mas, sabendo que muitos populares já sofreram com isso (Matilde!), acho até bem possível que chegue a Era das Gertrudes :) Eu acho-o um nome muito querido, com personalidade, e acho que lá fora é bem visto - dá ideia que os estrangeiros dão sempre mais valor às coisas que nós, portugueses. Nós só conseguimos adorar 60 nomes, eles conseguem adorar 200 ou 300.
    Como agora está na moda recuperar outros nomes antigos, acho que Gertrudes se podia enquadrar nesse grupo, mesmo parecendo mais pesado que Emília ou Dulce.

    ResponderEliminar
  5. Minha bisavó chama-se Delícia.

    ResponderEliminar
  6. Conheci recentemente um senhor, perto dos 70 anos, cujo nome próprio é Menino. Achei muita piada porque todos se referem a ele como "o sr. Menino" e lembrei-me de vir partilhar esse nome por aqui, nada melhor que encontrar entretanto este post. Nunca tinha comentado mas visito o blog quase todos os dias, sou também um bocadinho obcecada por nomes próprios, apesar de ser mais tradicional e segura nas minhas escolhas que a Filipa ;)
    Um beijinho e parabéns pela bebé, aguardo ansiosamente a divulgação do nome escolhido :p

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)