Os leitores & os nomes repetidos
no círculo de amigos

em 30/04/15


Repetir um nome que já existe no círculo de amigos pode parecer algo trivial, mas é uma situação que ocorre com frequência e que deixa quase sempre os envolvidos sem saberem muito bem como reagir, porque há receio de ferir susceptibilidades, de ambas as partes. E, de acordo com os resultados apurados no inquérito que fiz há umas semanas, é uma preocupação legítima: 


Como reagiria se alguém que lhe é muito próximo lhe comunicasse que ia usar o nome do seu filho no bebé que vem a caminho? 



É óbvio que não há uma resposta mais adequada para esta questão, mas quer-me parecer que, perante o dilema, deve haver pelo menos uma conversinha de cortesia. Ninguém tem de dar autorização, nem ninguém tem de pedir licença, mas serão poucos aqueles que sentirão indiferença perante a escolha do mesmo nome, especialmente se o nome em causa for pouco comum! 

5 comentários:

  1. Eu ficava passada se isso me acontecesse, e não ia ter problemas nenhuns em demonstrá-lo. Com educação, ia dizer-lhes que há um grande leque de nomes e não havia necessidade de repetirem o nome.

    ResponderEliminar
  2. Os que responderam que ficavam felizes roubaram os nomes dos amigos!

    ResponderEliminar
  3. Confesso que nao iria gostar mt e que ficaria um pouco infeliz, mas se o nome fosse importante para a pessoa compreenderia...no entanto so ligaria se fosse alguem mt proximo...se fosse alg com quem quase nunca veria nao me importaria.

    ResponderEliminar
  4. Conforme respondi no questionário ia ficar muito infeliz... acho que me "passava" mesmo! No entanto conheço um caso de um casal que sempre quiseram dar o nome "x" ao filho mas por circunstâncias da vida outro casal no circulo de amigos teve o filho primeiro e escolheu exactamente o nome "x". Quando finalmente tiveram o filho mantiveram o nome que sempre quiseram, e nesse caso acho que fizeram muito bem!

    ResponderEliminar
  5. Os nomes são das coisas mais livres e universais do mundo e confesso o meu espanto em ver que tanta gente fica "ofendida" por algum amigo usar num potencial filho um nome que gostem... Não existe o "meu" nome... Eu gostava de ver mais Miriams e Melissas, no lugar de tantas Marias e Matildes, por exemplo.

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)